Como abotoar corretamente ternos de 1, 2 e 3 botões e blazers

Terno Slim

Vamos combinar que as regras da elegância masculina, existem e são cumpridas há muito tempo. Tais normas devem ser seguidas à risca, no universo corporativo, ou seja, onde se trabalha de terno e gravata, excetuando-se a Sexta Casual. Mesmo no dia casual, muitas empresas exigem que a camisa seja social, embora esta seja rotulada como casual, simplesmente por ser usada sem o paletó.

Neste texto vamos exemplificar tudo com fotos e ilustrações dos mais recomendados manuais de estilo, como na primeira ilustração abaixo, pinçada do livro “Handbook of Style – A Man´s Guide to Looking Good”, (pode ser encontrado na Amazon)  publicado pela revista Esquire, que segundo boatos, em breve terá edição nacional, concorrendo com a outra americana GQ, que já está na 7ª edição, nas bancas brasileiras.

1 – Como abotoar paletós de 1, 2 e 3 botões? É só seguir o jogo de dominó, à direita da ilustração acima. O ponto branco significa o BOTÃO ABOTOADO. Já o ponto em cinza claro, representa oBOTÃO DESABOTOADO. Assim, vamos ilustrar, com a coleção nova da marca Aramis, para o verão 2012. Mas, como o terno de 1 botão não é comum para o executivo brasileiro, uso a capa da revista Esquire de novembro, com o Justim Timberlake usando um blazer de 1 botão, corretamente abotoado.

2 – No paletó de 1 botão, este pode estar abotoado ou desabotodado quando se estiver sentado.

Revista Esquire, americana, de novembro 2011

 

3 – No paletó de 2 botões, o de cima deve ser abotoado. O DE BAIXO, NUNCA :: veja o exemplo do terno de 2 botões Aramis verão 2012, abaixo.

Aramis verão 2012

4 – No paletó de 3 botões, o do meio, deve estar sempre abotoado. Já o DE BAIXO, NUNCA.

Aramis verão 2012

5  - Seguindo o jogo de dominó, quando você estiver usando um terno completo, ou seja, que tenha colete, o último botão do colete, NUNCA DEVE SER ABOTOADO por um home elegante e que sabe das coisas.

Aramis verão  2012

6 – Como abotoar um BLAZER DE 2 BOTÕES, o estilo da vez? Simples: siga a mesma norma do terno, como no exemplo abaixo, o blazer da marca Richards.

Blazer da Richrd´s

7 – MAIS DICAS : seguindo a ilustração la em cima, que repito abaixo para facilitar o entendimento e leitura, do lado direito, em bom portugues podemos dizer que:

A – Se você é baixo, pode aumentar a sua silhueta escolhendo um terno de 1 botâo, o que é meio difícil no mercado brasileiro, portanto, adote o de 2 botões, que abotoado corretamente, vai alongar o seu torso.

B – Os magros podem apostar no abotoamento duplo, o nosso jaquetão, o estilo esta voltando à moda, mas eu não recomendo para os marinheiros de primeira viagem, por ser dificil de manter abotoado com elegância.

C – Para quem está acima do peso, o terno de 2 botões, como o de 1 botão, ajuda a alongar e disfarçar o excesso, pelo V profundo que a lapela proporciona. Mas, o melhor mesmo, para quem estar acima do peso, é a dieta e não o terno ou abotoamentos.

D – Para os altos e fortes, o terno de 3 botões ajuda a disfarçar a silhueta porque a divide em dois, chamando atenção para o único botão, devidamente abotoado, o do meio.

Fonte: http://colunistas.ig.com.br/modamasculina/2011/11/05/como-abotoar-corretamente-ternos-de-12-e-3-botoes-e-blazers/



San Germanno

© 2017 Lojas San Germanno. Todos os direitos reservados. Login - Webmail

13 Bits